Página Inicial / O que é PNL
Definição - Histórico - Fundamentação

O Que é PNL

 

"É preciso fazer alguma coisa para passar o tempo e pôr em uso aquela pequena astúcia do cérebro que nos incomoda quando não é aplicada."
Tomaz Édison

A Programação Neurolinguística - PNL, simplesmente Neurolinguística ou PNL é uma tecnologia de vanguarda que utiliza métodos e processos para determinar os padrões utilizados pelas pessoas na geração de seus comportamentos e na obtenção dos resultados desses comportamentos. Assim, fracasso e sucesso são apenas lados distintos do resultado. O termo Programação está relacionado ao aprendizado comportamental; Neuro refere-se ao Sistema Nervoso Central e Linguística relaciona-se com a linguagem, em especial a linguagem neurosensorial. Apesar do nome dar uma impressão de algo muito complexo a PNL é simples, como todas as coisas que funcionam.

A PNL estuda o comportamento como um todo, tanto aqueles excepcionais quanto os limitantes e ineficazes.

O foco da PNL é possibiliar à pessoa fazer a transição para a excelência, com direcionamento para a eficácia comportamental. E essa eficácia é bem pessoal, diz respeito a cada pessoa, respeitando suas crenças e valores essenciais.

Assim as ferramentas utilizadas pela PNL são sempre direcionadas à criação da eficácia comportamental, para a geração de resultados satisfatórios nos diversos contextos da vida.

A PNL possibilita o entendimento e a modelagem da excelência comportamental. Com ela é possível uma pessoa repetir os comportamentos excepcionais de outra ou dela mesma, em outros contextos. Trata-se de uma maneira de descobrir e revelar a genialidade humana. A PNL é a ciência que permite que a pessoa tenha como dar o melhor de si e possa extrair o melhor dos outros. Com a PNL tornou-se possível modelar pessoas que têm facilidades para superar obstáculos, resolver conflitos, negociar, ampliar a inteligência emocional e atingir seus objetivos, de modo prático, assertivo, ecológico e rapidamente.

A PNL é um instrumento para as pessoas que desejam melhorias significativas em suas vidas. É um excelente mecanismo para o autoconhecimento e, consequentemente, uma base sólida para alcançar o ápice da realização pessoal e profissional.

Definição:

A Programação Neurolingüística - PNL é a ciência que estuda como o cérebro percebe, codifica, organiza, aprende e experimenta. Este processo afeta toda a comunicação e comportamentos. Afeta como você aprende e como você experimenta o mundo ao seu redor.

Por aprendizado, definem-se todos os comportamentos adquiridos e desenvolvidos ao longo da vida, sejam eles produtivos ou improdutivos.

O homem tem como instrumento de aprendizado o seu sistema neurológico e lingüístico. A PNL estuda a interligação dos canais sensoriais, os sentidos, com o processamento cerebral e as conseqüências dessa interação no comportamento humano, o aprendizado.

O homem desenvolve seu aprendizado através da percepção do ambiente que o circunda. Assim, tudo que é visto, tudo que é ouvido e sentido contribui para com a formação da experiência subjetiva da pessoa, que por sua vez é responsável pelo aproveitamento ou não desse potencial.

voltar ao topo da página

Histórico:

A Programação Neurolingüística - PNL foi desenvolvida originalmente por Richard Bandler, matemático e expert em informática e John Grinder, especialista em lingüística e gramática transformacional, ambos da Universidade de Santa Cruz, Califórnia em meados de 1970. Eles observaram que a diferença entre uma pessoa que produz resultados satisfatórios e outra que produz resultados ineficazes, é meramente operacional. Ou seja, o que faz a diferença é a maneira como a pessoa faz suas conexões neuroassociativas, para gerar resultados comportamentais.

As pesquisas no campo da PNL envolveram a observação de padrões comportamentais e lingüísticos de pessoas de destaque em várias áreas de atuação: terapia, negócios, comunicação, vendas, medicina, treinamento, esportes, hipnose etc. O mapeamento desses padrões permite o desenvolvimento de técnicas de modelagem da excelência humana, o que, hoje, possibilita reproduzir em qualquer pessoa, preservando seus princípios e valores, os comportamentos que outras realizam intuitivamente. Isso elimina o aprendizado por tentativa e erro e introduz no sistema de desenvolvimento humano um método de aprendizado sistemático, direcionado para o acerto e o prazer da eficácia e do sucesso.

voltar ao topo da página

Fundamentação:

Os fundamentos da PNL são os aprendizado e do funcionamento do ser humano: somos seres neurosensoriais, nosso aparato sensorial representa a porta de entrada de estímulos em nosso sistema nervoso, nossas experiências são interpretadas como únicas por esse sistema e o resultado, a saída, são os nossos comportamento, que atingem, ou não, os resultados que esperávamos. A PNL estuda como utilizar melhor o potencial desse sistema de entrada e saída, de modo a explorar toda a potencialidade neurológica que temos para gerar respostas produtivas, levando-nos a excelência.

voltar ao topo da página

Benefícios:

Os benefícios da PNL são infinitos, como o são as potencialidades humanas, acione o botão abaixo e mergulhe nesse universo de possibilidades. Você verá como as perspectivas se ampliarão.

voltar ao topo da página

Aplicações: 

leia sobre as diversas aplicações da PNL. Clique no botão abaixo e tenha acesso às informações detalhadas.



Próximos Eventos. Programe-se e participe.

CURSOS PNL:

Curso Conexão - Aprimoramento Pessoal e Profissional:
08 e 09 novembro - Sáb. e Dom.
Venha experimentar o poder das técnicas da PNL em sua vida, num curso prático e vivencial, com fundamentação técnica e objetiva, para você mudar e saber porque as mudanças acontecem.saiba mais e faça sua matrícula ...

Curso MBA em Gestão Estratégica, PNL e Liderança Coach:
Início: 06 março 2015
Este curso responde às demandas fundamentais da gestão moderna: Liderança PNL e Coaching, como ferramentas para o desenvolvimento de pessoas, processos e negócios de alta performance.saiba mais e faça sua matrícula ...

Curso Expressão Total :
04, 05 e 18/10 - ESGOTADO
Oficina de comunicação e influência pessoal que associa o poder da PNL e modernas ferramentas de persuasão, influência e carisma. Indispensável para quem lida com o público.saiba mais e faça sua matrícula ...

 

PROGRAMAS DE COACHING:

Programa de Coaching:
Mediante Agendamento
O coaching é um sistema que permite ao cliente (coachee) desenvolver-se em diversas áreas, ampliar habilidades, estabelecer e alcançar objetivos, etc. O Coaching é focado em resultados e soluções.saiba mais e faça seu cadastro...

Teenager Coaching:
Mediante Agendamento
Para quem quer iniciar a vida com o máximo do potencial. Teenager Coaching é um programa focado em desenvolver estratégias vencedoras e estabelcer objetivos, foco e capacidade de realização.saiba mais e faça seu cadastro...

Líquido e Certo - Concursos e Vestibulares - Estratégias de Sucesso:
Mediante Agendamento
Você que está se preparando para concursos e vestibulares deve estar bem preparado técnica e emocionalmente, possuir estratégias de estudo, boa memória e saber usar bem tudo isso como diferencial.saiba mais e faça seu cadastro...

Direção Assertiva - Para quem já é Habilitado:
Mediante Agendamento
Programa de Coaching para Medo de Dirigir. Atendimento individual para quem é habilitado e não dirige e também para quem está fazendo o exame do Detran.saiba mais e faça seu cadastro...

Direção Assertiva - Para obter a Habilitação:
Agendamento
Curso de um dia, com poderosas técnicas de Neurolinguística. Para quem está enfrentando dificuldades emocionais nos exames do Detran, 95% de aprovação.saiba mais e faça seu cadastro...

Programa de Coaching com Alunos de Formação:
Mediante Agendamento
Faça seu programa de coaching de vida, de carreira, executivo ou sistêmico em comdições excepcionais. Você será atendido pelos aluonos em formação, sob supervisão de um Trainer Coach da Asbrapa.saiba mais e faça seu cadastro...